Lancheira Saudável
Muitas mães encontram dificuldade na hora de montar a lancheira das crianças.
A falta de tempo de muitas que trabalham fora ou por outras por ser mais práticos, acabam optando pelos produtos industrializados, produtos estes que contém ingredientes ricos em sal (sódio), açúcar e uma gama de aditivos e conservantes e acabam esquecendo que a criança em fase escolar necessita de nutrientes essenciais para seu crescimento e desenvolvimento adequados que é facilmente suprida em uma alimentação saudável. Alimentação que contenham no dia a dia, todos os grupos.
Pensando nesse problema, resolvi desenvolver esse artigo para mostrar aos pais como é fácil incluir na lancheira das crianças alimentos que vão proporcionar saúde e bem estar para nossas crianças.
Vale ressaltar que é imprescindível que o incentivo e a colaboração da família estejam sempre presente para que se obtenham bons hábitos para assim ter uma prática saudável em casa e bons rendimentos escolares.
Dicas:
· É importante que na lancheira esteja presentes vários grupos de alimentos tornando-as mais completa possível.
-
Frutas, sempre coloque, comece com aquelas que a criança mais gosta e aos pouco vai incluindo novas opções de acordo com a aceitação. Deixa já no ponto de consumo, já higienizadas e cortadinhas e armazenada em potes herméticos. Esta opção pode ser substituída em forma de sucos.
-
-
Carboidratos, de preferência os integrais por seu bom teor de fibras, como pães e biscoitos. Bolo caseiro simples sem cobertura, pães de queijo também são boas opções de carboidratos.
-
Proteínas tais como queijo, requeijão, peito de peru, peito de frango desfiado. Entra também nesse grupo iogurtes, leite fermentado, leite achocolatado.
-
evitar monotomia de opções. Procure variar o máximo possível as opções de lanches e as cores para a criança sentir prazer e desejar comer;
-
cuidado com lanches que vão queijos, frios, requeijão ou mesmo evitar levar iogurtes ou produtos que necessitam de refrigeração. São alimentos fáceis de estragar e dificilmente as escolas tem um refrigerador para armazenar o lanche, para isso não acontecer escolha as lancheiras do tipo térmicas.
Exemplo de uma combinação: maçã, sanduíche de pão integral com peito de peru, Iogurte.
Evite:
as guloseimas, refrigerantes, biscoitos recheados, balas,bombons,salgadinhos,batatas chip’s, suco industrializados ricos em açúcares e aditivos.Importante que as lancheiras sejam térmicasinformação que é encontrada, geralmente, na etiqueta do produto para conservação dos alimentos a base de leite e queijo que não podem ultrapassar 3h de exposição fora de acondicionamento refrigerado.
Vale ressaltar que as crianças se alimentam de acordo com o padrão que têm em casa. Uma família que tem o hábito de comer frutas, legumes e verduras, as crianças terão sim os mesmos hábitos.
É importante que haja estímulos desde a infância para que na adolescência e fase adulta não venha a sofrer de doenças adquiridas através da alimentação e maus hábitos alimentares, como obesidade, hipertensão, diabetes, dislipidemias e entre outras.