Alimentos Proibidos na Gestação
Não há uma relação de alimentos que sejam proibidos na gestação, com exceção de algumas ervas que podem trazer alguns agravos na saúde dos bebês e até mesmo abortos no primeiro trimestre de gestação.
Porém há alguns que é bom que sejam evitados.
CARNES CRUAS: é recomendável que evite alimentos crus, ou mal passados, (carnes em geral cruas, algumas comidas japonesas como o sushi) visto que estes podem conter bactérias ou parasitas que podem trazer danos à saúde da gestante, devido ao seu estado mais vulnerável e ainda correr o risco de contrair toxoplasmose. Há controvérsias de profissional em relação a esse termo, porém acredito que não vale o risco.
DERIVADOS DE LEITE SEM PASTEURIZAÇÃO: Assim como as carnes cruas os leites e derivados que não passaram por processo de pasteurização podem ser fonte de contaminação de bactérias, principalmente a bactéria Listeria monocytogenes (L.monocytogenes). A bactéria pode atravessar a placenta e infectar o feto em desenvolvimento. Infecções na gravidez em estágio avançado podem levar à natimortalidade ou morte do bebê em algumas horas após o nascimento. Cerca de metade dos bebês infectados ou próximos de nascer morrem.
ADOÇANTES COM SACACARINA E CICLAMATO A Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) divulgou recentememente algumas modificações e limitações no uso de edulcorantes para a população em geral, já que alguns estudos mostravam o efeito negativo de alguns tipos de adoçantes para a saúde. Para as gestantes as limitações são as mesmas.
SACARINA: Apesar de não haver estudo que comprovem que a sacarina causem danos teratogêncos ao feto, a sacarina cruza a barreira placentária ficando nos tecidos do bebê, porém recomenda-se ao não consumo desta de modo preventivo, para eventuais problemas que possam gerar no feto.
CICLAMATO: Alguns estudos em ratos gestantes, ocorreu potencial mutações genéticas e cancerígenas, em alguns países como Estados Unidos o Cliclamato foi banido devido a esse pesquisa em ratos, por falta de estudos em humanos recomenda-se a não usar o ciclamato por modo preventivo. Suspeita-se que o ciclamato possa causar efeitos citogenéticos sobre linfócitos humanos. Alguns investigadores tentaram associar esses efeitos com aumento na incidência de malformações e problemas comportamentais nos fetos expostos, porém não conseguiram estabelecer uma relação causa.
Alguns adoçantes que contêm sacarina e ciclamato são: adocyl (líquido), doce menor diet tanto o líquido quanto o em pó, Finn cristal (líquido), Tal e Qual em pó, Assugrin liquido,
No entanto o uso de adoçantes na gestação é mais recomendado em gestantes que necessitam de controle da glicemia, no caso as que tem diabetes ou que precisam controlar o peso, porém é recomendado que procure o nutricionista e veja qual o melhor para o uso durante a gravidez.