A Importancia da Alimentação da Nutriz
A lactação é um momento muito importante na vida da mulher e do bebê, nessa fase a nutriz tem condição de voltar a sua forma anatômica , fisiológica e metabólica a partir do inicio e manutenção da amamentação. Isto após sofrer várias modificações na gestação, a lactante nessa fase vivencia um momento de perda de peso saudável, além de propiciar a produção de leite materno. Porém se a alimentação não estiver adequada, variada e equilibrada a esta necessidade, alguns sintomas podem ocorrer, como queda de cabela, unhas fracas e quebradiças, fraqueza, ganho ou perda excessiva de peso, levando a nutriz em risco nutricional.
Para o bebê esta fase é onde recebe seu primeiro alimento e os nutrientes essenciais para suas necessidades para crescimento e desencolvimento adequados, principalmente no 1º no de vida.
Com a ingestão inadequada de alimentos a nutriz a produção de leite materno fica comprometida levando a introdução precoce de fórmulas infantis substituindo o leite materno.
Os nutrientes que a nutriz recebe através da alimentação é direcioanda até a mama via circulação sanguinea para as glandulas mamárias, fazendo parte da composição do leite materno, segurando o crescimento e desenvolvimento adequados da criança.
Nesta fase Não é recomendado fazer nenhum tipo de dietas para emagrecimento, a perda de mais de 2kg por mês pode comprometer tanto a mãe, desenvolvendo anemias, e demais sintomas citados acima como comprometer a qualidade e quantidade de leite materno. Caso a nutriz esteja muit acima ou muito abaixo do peso é importante que seja acompanhada por nutricionista, para elaboração de um Plano alimentar de acordo com as necesidades da Nutriz.
Na lactação a Nutriz tem uma ncessidade aumentada de alguns nutrientes como ômega 3 e 6, zinco, ferro, magnésio, iodo, selênio, potássio e vitaminas como A, E, C, B1 e B2, niacina, folato e B12.
Com uma alimentação variada, equilibrada ou se caso for uma suplementação, garantirá o aporte dos nutrientes necessários para mãe e bebê.