top of page

Técnica BLW - Baby Led Weaning

    

                                                                                                                                      

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Muito tem se falado da tecnica BLW - baby led weaning  que quer dizer "Bebê levado Desmame", criado pela britanica Criado pela britânica Gill Rapley, consultora  em saúde e autora do livro Baby-led Weaning: Helping Your Baby To Love Good Food ("Baby-led Weaning: ajudando seu bebê a amar boa comida", em  português). Essa técnica envolve a introdução alimentar dos bebês a partir dos 6 meses com os alimentos em  sua forma e textura natural, ou seja, sem ser em forma tradicional em forma de purês ou papas, os alimentos são oferecidos as crianças em pedaços inteiros e a única ferramenta utilizada será as proprias mãos do bebe, sem uso de pratos e talheres. 

 

Qual a proposta da técnica BLW?

A ideia é que o bebe escolha seja por curiosidade levando a experimentar diversos tipos de alimentos que quando colocados em seu contato seja desgutado totalmente guiado por ele sem intevenção de um adulto na sua escolha. Dessa forma o bebe aceitaria melhor a novos alimentos, visto que essa aceitação estará sendo de forma voluntária da criança e não imposta como e a forma tradicional, onde a mãe ou cuidadora da criança amassa e leva a colher até a boca da criança.

Uma outra proposta é que comecem desde cedo a se alimentarem junto com a família a mesa, no caso do bebe em seu cadeirão.

 

E como devem ser os alimentos?

Os alimentos são expostos na prórpia bandeija do cadeirão, devidamente higienizada, picados em forma e tamanhos que o bebe consiga segurar-los com as mãos e leva-los à boca, na quantidade e no tempo que quiser.“Os bebês aprendem fazendo. Eles são movidos por curiosidade e querem, naturalmente, manipular e explorar coisas novas — incluindo alimentos”, afirma Gill Rapley.

 

Vantagens do BLW

A criança além de estarem se alimentando estarão explorando seus sentidos, como tato, olfato, paladar e visão, porém sua principal vantagem é o incentivo à mastigação, muito importante no seu desenvolvimento motor e digestão ao longo de toda a vida.

Além de que elas estarão conhecendo o sabor de cada alimento tendo capacidade de discriminar frutas dos legumes. O que não acontece com a papinha tradicional que é oferecida de forma combinada dos alimentos impossibilitando esse reconhecimento.

E comendo separadamente a criança já cria suas preferencias alimentares e possíveis rejeições.

Outro benefício é que as crianças estarão ingerindo as fibras intactas do legumes e frutas que amassados e triturados são perdidas, levando a constipação intestinal muitas vezes.

 

Cuidados que os pais devem ter antes de iniciar a técnica.

É de fundamental importância que a criança tenha tido uma amamentação exclusiva até os 6 meses, pois estas crianças já adquiriram a técnica de mastigação através do movimento muscular da boca que se tem na mamada. 

Outro fator é que esta criança já sente sozinha, pois esta técnica requer que  criança esteja ereta evitando assim possíveis engasgos.

 

Tenho a garantia que estará ingerindo a quantidade adequada?

Importante que esse cardápio seja planejado preferencialmente por um nutricionista, para que este ajuste todos os grupos alimentares, visto que na papinha a mãe tem uma certa segurança que a criança está ingerindo todos grupo. Muito importante esse acompanhamento nutricional.

Com um cardápio planejado e adequado em grupos alimentares e nutrientes a mãe pode ficar tranquila que está sendo sim comendo tudo que é necessário.

 

E o medo de engasgos?

Engasgos pode ocorrer até mesmo com o leite, mas não deixa de ser um alerta aos pais e cuidadores para ficarem sempre por perto das crianças para acudi-las nos possíveis engasgos.

Importante que esses legumes estejam em formas de palitos ou cubos maiores e macias, sem estar moles em que a criança não consiga segurar e nem muitas tenras onde pode dificultar a mastigação e um possível engasgo.

Lembrar de não oferecer às crianças, ovos de cordonar inteiros, uvas, sementes, estes devem ser seccionados em pedaços menores e restirados as sementes, cascas e fiapos de algumas frutas.

 

E a Suejira?

Ah isso é incontrolável e faz muito bem para criança, os pais e ou cuidadores devem ter muita paciência nesse sentido pois a bagunça faz parte da técnica.

Quem não tolera essa sujeirada toda, pode esquecer de tentar porquê vai sim sujar cabelo, nariz, pé, roupas, chão e muito mais (risos).

 

Já comecei da forma tradicional, ainda posso tentar o BLW?

 Sim desde que o seu bebe já sente e tenha total motilidade, a técnica do BLW pode ser inserido mesmo que o bebe já tenha iniciado a forma tradicional, a mãe incluive pode oferecer por revesamento e quando se sentir segura da relação da técnica com seu bebe, deixa as papinhas e fica só com o BLW.  

Rejane Rodrigues - 

Nutricionista      

 

 

Faça parte do grupo no facebook

© 2014 by Nutrição Materno Infantil Proudly created with Wix.com

bottom of page