Chá na Gestação
Durante a gestação deve haver cuidados na alimentação para que não seja prejudicial para mãe e o feto.
O uso de chás é um desses alimentos que as gestantes devem ficar bastante atentas, pois muitos deles são abortivos, teratogênicos (malformação e anomalias) e emenagoga (substancia abortiva, aumenta o fluxo sanguíneo).
A conclusão do levantamento bibliográfico em literatura científica relizado no Estado do Rio de Janeiro, sobre algumas espécies medicinais contra- indicadas no período de gestação e lactação, realizado pelo Programa Estadual de Plantas Medicinais/PROPLAM consideraram potencial tóxico , teratogênico e abortivo de diversas espécies vegetais medicinais.
Tendo a necessidade de esclarecer à população em geral, e em particular,as gestante e lactantes sobre os riscos do uso indiscriminado de espécies medicinais, constituem um grupo populacional que culturalmente recorre ao uso de plantas medicinais.
É de extrema importancia que pelo menos no primeiro trimestre de gestação e lactação, não se faça uso de nenhuma droga de origem vegetais medicinais e em geral.
Os chás que contém cafeína como por exemplo, o chá verde, Chá preto, chá mate, devem ser evitados durante toda a gravidez pois a cafeína é um estimulante do sistema nervoso central e pode deixar a mulher com taquicardia, trazendo aceleração dos batimentos cardíacos não somente para ela, mas também para o bebê. Como resultado, pode afetar a oxigenação do bebê, atrapalhando seu desenvolvimento.
Babosa Gestação/lactação - Emenagoga (substância abortiva)
- Mutagênica (alteração do DNA)
- Ocitóxica (aumenta a pressão dos vasos)
- Catártica (acelera o trânsito intestinal)
Arnica Gestação - Estimulante do útero
Alho Lactante - Cólicas no bebê
Carqueja Gestante - Emenagoga
- Relaxante do útero
Erva-doce Gestante - Ação hormonal
- Emenagoga
Camomila Gestante - Emenagoga
- Relaxante do útero
Hortelã Gestante - Emenagoga
- Teratogênica
Romã Gestante - Emenagoga
- Estimulante do útero
É importante saber que, antes de ingerir qualquer tipo de chá, é ideal buscar a orientação de um especialista. Isso porque ainda existem poucos estudos que demonstrem os efeitos das ervas medicinais na gestação.
Alguns Proíbidos
Nome popular da planta Restrição para uso interno Justificativa